Homero Zolli Constelações Sistêmicas

Artigos

Cure o passado, viva o presente, sonhe o futuro.


15/12/2010

Muitas vezes, nosso passado, presente e até futuro se misturam, se influenciam. O passado, que representa o que já foi, continua interferindo naquilo que é, através de suas imagens, lembranças, sensações e ofusca nossos desejos e sonhos a respeito daquilo que queremos que seja, um dia, no futuro.

Curar o passado significa estar em paz, estar de acordo com aquilo que foi, só assim eu posso ser, hoje. Curar o passado significa muitas vezes acolher algo, significa reconhecer responsabilidades, significa também, esquecer. Mas, principalmente, olhar para si mesmo nas várias etapas da vida onde acertamos e erramos, onde nos perdemos e também nos encontramos, e poder ficar em paz, e poder olhar para si mesmo com amor, acolhendo cada momento daquilo que foi sem deixar que as coisas difíceis e tristes nos amargurem, nem que as coisas boas e fáceis nos deslumbrem, simplesmente, que nos ensinem, que nos amadureçam, que nos tornem mais sensatos, mais sábios, mais amorosos e mais belos internamente. Quando podemos olhar assim o nosso passado, quando podemos nos sentir “curados” em relação àquilo que já foi, começa então o presente.

O presente é onde fazemos, é onde vivemos, e onde tudo acontece. No entanto, o presente parece lembrar uma estação de trem, que recebe a composição que vem de traz, ali acrescenta algo, se reorganiza, se alivia também de algo que não precisa mais seguir e, se destina para frente, no nosso caso para a vida.

No presente eu existo e olho para alguma direção, direção essa que me motiva, me inspira, ou, algumas vezes pode me assustar. No presente, imaginamos o futuro e, nos desenvolvemos em direção a esse futuro, a esse sonho, assim temos inspiração, temos energia, e o presente se torna uma parte daquilo que buscamos. No entanto, como sempre haverá um futuro, o presente deve ser vivido como um sonho que vai se realizando.

O caminho para isso é acolher tudo o que já foi, sonhar com um futuro que traga prazer, realização e que acrescente algo. Quanto ao presente, sorrir, dedicar-se, amar, ou seja, VIVER!

Homero Zolli

Homero Zolli Constelações Sistêmicas

© 2024 - Todos os direitos reservados.