Homero Zolli Constelações Sistêmicas

Artigos

Agora


16/04/2013

AGORA

O agora é um tempo intermediário – pelo menos parece ser assim para nós – entre o que chega e o que foi. Mas o agora é o único tempo que existe. O porvir está por vir e o passado passou.

Embora o passado ainda atue no agora, o agora se dirige ao por vir e o prepara. Quando olhamos demais para o por vir, embora ainda não esteja aqui, por exemplo, quando nos preocupamos com aquilo que pode vir, o por vir se coloca no lugar do agora.

Teremos mais do agora e teremos a sua plenitude com todas as suas possibilidades se o porvir permanecer amplamente aberto no agora e deixar espaço para o inesperado. Sobretudo poderemos responder imediatamente ao porvir, não importa de que forma, livre de preocupações e livre de expectativas, presentes plenamente no instante para o porvir.

Neste momento deixamos o por vir com as forças com as forças de onde procede. Estamos em sintonia com essas forças para o por vir, recolhidos, dispostos agora.

Assim como o porvir nos afasta do agora, porém para frente, o passado nos afasta do agora para algo que passou. Isso nos afasta para trás, com nossos sentimentos, para algo passado, por exemplo, para algo não solucionado e incompleto de nossa infância. Preenchemos esse agora com esses sentimentos. Ao invés de agir de uma forma que nos leva para frente, nos sentimos paralisados com esses sentimentos.

Repetimos no agora algo passado ao invés de deixarmos que isso fique no passado.
Toda vida que prossegue plena vive agora, vive com todas as suas possibilidades no momento atual.

Como temos êxito na nossa vida? Quando o agora pode ser puramente agora, recolhido puramente em nossos pensamentos e no que nos é possível agora.

Essa purificação é uma conquista. É a conquista mais abrangente. Ela realiza a vida plena agora, somente agora.

Nós só precisamos imaginar, como planejamos o agora com esse centramento puro, negociamos algo, colocamos algo em movimento, direcionamos algo, fazemos algo. Qual é o efeito nos outros? Nós os levamos conosco, centrados com sucesso nesse instante do agora, com a visão da meta agora, tal qual aparece agora e nos atrai agora, deste agora para outro agora, todas as vezes de forma diferente e nova.

Bert Hellinger
Do livro: Êxito na vida e na profissão
Ed. Atman

Homero Zolli Constelações Sistêmicas

© 2018 - Todos os direitos reservados.